Notícias
IAFP Europe 2025 – Participação do InsPOA
A equipe do InsPOA participou do 2025 IAFP European Symposium on Food Safety, realizado em Madrid entre os dias 6 e 8 de maio de 2025. O prof. Luís Augusto Nero e o estudante de graduação e bolsista de iniciação científica FAPEMIG, Lucas Alves Damasceno, participaram das atividades programadas e apresentaram 4 trabalhos científicos desenvolvidos pela equipe do InsPOA. O evento foi uma excelente oportunidade para divulgação dos dados científicos gerados no InsPOA, ampliar a rede de cooperação científica e se atualizar em assuntos relevantes sobre qualidade e segurança de alimentos. O IAFP European Symposium on Food Safety é um evento tradicional, organizado regularmente pela International Association of Food Protection, com o objetivo de reunir pesquisadores europeus e de diferentes partes do mundo para discutir assuntos relevantes e atuais em qualidade e segurança de alimentos.
Ainda, a equipe também realizou uma visita técnica à Universidad de Zaragoza (UNIZAR) em Zaragoza, Espanha. Essa visita foi importante para fortalecer a parceria estabelecida com pesquisadores da UNIZAR, recentemente consolidada com a aprovação de um projeto de pesquisa pela FAPEMIG, que tem como objetivo a caracterização de perigos químicos e micotoxinas em queijos artesanais produzidos em Minas Gerais. Além de visitas as instalações da Faculdad de Veterinaria da UNIZAR, a equipe visitou o Centro de Investigación y Tecnología Agroalimentaria de Aragón (CITA), um importante centro de pesquisa da região de Aragón, Espanha, cujos pesquisadores desenvolvem projetos de pesquisa em parceria com a equipe da UNIZAR abrangendo diferentes áreas de interesse da medicina veterinária: qualidade e segurança de alimentos, doenças parasitárias, doenças infecciosas e nutrição animal.
As atividades foram apoiadas pela FAPEMIG, CAPES, Centro de Ciências Biológicas da UFV e Departamento de Veterinária da UFV, com ótimas perspectivas de ampliação da cooperação com a UNIZAR e CITA para as diferentes linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, curso de graduação em Medicina Veterinária e Universidade Federal de Viçosa.